Páginas

terça-feira, 19 de outubro de 2010

O êxtase da Literatura

"A verdadeira literatura é feita exclusivamente de mentira” - Juremir Machado da Silva
Um poderoso meio de contar histórias e de transformar vidas, isso é Literatura. Mais do que fazer sonhar, ela impulsiona pensamentos e de linha em linha nos mostra um novo mundo. Ela comove com histórias, choca e apresenta conceitos e aspectos que se assemelham à nossa realidade.
"A palavra literatura funciona como a palavra mato: o mato não é um tipo específico de planta, mas qualquer planta que, por uma razão ou outra, o jardineiro não quer no seu jardim. Literatura talvez signifique exatamente o oposto: qualquer tipo de escrita que, por alguma razão, seja altamente valorizada" (ELLIS apud EAGLETON, 1997, págs. 21-22).
É por isso que a literatura seduz, instiga e provoca sentimentos. A curiosidade de pegar um livro ou pôr os olhos na primeira linha para conhecer o novo, seguindo até a última página e acompanhando o ponto final para extasiar de conhecimento e descobertas do cérebro e da alma.
As pessoas são movidas por histórias, e o mundo também. Historicamente ela é a investigação de tudo o que se vive. Para os homens de hoje se compreenderem, procuram os livros para lhe contarem suas próprias vidas. Essa investigação do mundo transfigurado em palavras é que leva à constatação da importância da literatura para culturas e sociedades ao longo da História.
A melhor aplicação de uma definição seria dizer que a linguagem, os modos de vivência e os acontecimentos estão imortalizados na Literatura. É através dela que acontece o contato com um conjunto de experiências vividas pelo personagem sem que seja preciso vivê-las.

4 comentários:

  1. essa tua prima é um desastre. a matéria que ela menos gostava era literatura. não sei como passei de ano! nem lembro se tinha prova. e por ironia do destino fui trabalhar com as palavras. acho que sou a jornalista mais picareta da face da terra. ahahahah

    fofa, te adoro!

    ResponderExcluir
  2. E eu que [por momentos] sou um pouco avessa à pessoas. Estamos bem, pequena!
    Tá dando pra enganar ao menos.
    hahahaha

    ResponderExcluir
  3. E tem algo mais gostoso do que viajar em um bom livro?

    ResponderExcluir
  4. é tão bom que, a cada 'parada', pegamos outro destino.

    bjss, guria!

    ResponderExcluir

Está convidado a traficar palavras comigo!