Páginas

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Puxa daqui e arranca dali


   Quem já não comeu demais, ou de menos, porque estava ansioso? E quem por impulso, fumou, bebeu e chorou demais por causa disso? Ou então quem, por nervosismo, já não saiu desesperadamente às compras e encontrou no jogo uma válvula de escape? 
  Mas há pessoas que se sentem bem e descontam seus anseios, stress e aflições arrancando fios de cabelo. E essa mania de mexer nos cabelos, analisá-los e arrancá-los é bem mais do que uma compulsão, é uma doença psicológica, a Tricotilomania (TTM).  
   A gratificação e o prazer obtidos através dos comportamentos impulsivos deixam de levar em conta os danos que os mesmos podem causar. Existe satisfação, prazer ou uma sensação de alívio ao arrancar os cabelos. 
  Apesar de que o sentimento de prazer esta envolvido no ato de arrancar os cabelos, não é por isso que os fazem. Os fazem porque sentem dentro deles uma vontade incontrolável de arrancar seus próprios cabelos.
  Retorcer e brincar com os cabelos, especialmente durante estados de maior ansiedade, não se qualifica para um diagnóstico de TTM. Alguns podem apresentar aspectos da TTM, mas o dano capilar resultante pode ser tão leve, a ponto de ser visivelmente indetectável.
   Não existe um tratamento completamente eficiente. O que tem a ser feito é resistir à vontade de puxar e mexer nos cabelos. A TTM tem características comuns com o Transtorno Compulsivo Obsessivo (TOC), mas não é TOC.
PS.: A TTM toma conta de mim há uns 6 anos. Mas eu tenho tentado contornar essa marota.

6 comentários:

  1. Essa é a minha amiga Bárcia! Quando não tá trocando o dia pela noite nos jogos on-line (isso já passou, né?), tá arrancando os cabelinhos! Hihihi! Isso tem que parar também, né? xD Usa uma touquinha! \o/ No inverno é fácil, hehehe, eu fazia isso, pra não mexer muito no cabelo.=]

    ResponderExcluir
  2. ainda continuo trocando o dia pela noite e me apegando nos horários alternativos, mas tuudo em função do trabalho. Se bem que, trabalho de dia e não durmo de noite. Será que durmo durante o trabalho?! oh :O
    hahaha

    mas é o que eu digo... uns roem unhas, outros se atracam a comer... eu arranco cabelos qndo tou tensa. ;x

    ResponderExcluir
  3. Mas coloca alguma coisa no cabelo, pelo menos pra evitar que tu pegue a raiz do fio... por falar em cabelo, tu já viu esse video? ----

    http://www.youtube.com/watch?v=eWkXjYik99E&feature=related

    É a Madonna mesmo? Ela tá usando peruca?? O.O (Tu te importa de eu usar o teu blog como página de recados? xDDD) Bárcia Bárcia! Vai ver tu é sonâmbula e faz o trabalho todo enquanto dorme xDD hihihihi! \o\

    ResponderExcluir
  4. Não me importo não ;P
    contanto que não fale mal de mim aqui.. ahaha.. brincadeira!
    ví o vídeo sim.. e é a Tia tbm. mutcho lôca, como sempre.

    ResponderExcluir
  5. Minha pergunta é: tu já aprendeu a atravessar a rua?

    ResponderExcluir
  6. hahahaha.
    dei a sorte de vir morar numa cidade com o trânsito tranquilo.
    mas ainda corro o risco de ser atroplada pro um trator, meio de transporte muuuito usado por aqui.
    hahaha

    ResponderExcluir

Está convidado a traficar palavras comigo!